Um pescador de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, encontrou dois crânios humanos às margens do Rio Miringuava, na rua Antonio Singer. A Polícia Civil do Paraná (PCPR) investiga a suspeita de que os restos mortais tenham sido usados em um ritual religioso.
De acordo com o Balanço Geral, um dos crânios estava dentro de um saco preto e o outro jogado ao lado. O pescador acionou a polícia imediatamente após a descoberta, feita na última segunda-feira (1°).
Segundo o delegado Fábio Machado, da PCPR, não há indícios de homicídio, pois os ossos são antigos, com pelo menos seis meses. A principal linha de investigação é vilipêndio de cadáver. Por isso, a polícia verifica possíveis invasões a cemitérios da cidade para identificar de onde os crânios teriam sido retirados. Os restos foram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) de Curitiba.
No local também foram encontradas velas brancas e vermelhas, reforçando a hipótese de que os ossos foram usados em uma cerimônia religiosa. “A pessoa deve ter retirado esses restos mortais de alguma sepultura e iniciado um ritual. Mas, no meio do processo, acabou abandonando os objetos”, explicou o delegado.
Todo o material recolhido foi apreendido, e o caso segue sob investigação pela PCPR em São José dos Pinhais.



