Mulher perde R$ 250 mil em golpe ao passar por ‘tratamento espiritual’

Uma mulher perdeu cerca de R$ 250 mil após cair em um golpe aplicado por falsos curandeiros em São Paulo. Os criminosos se passaram por pessoas com poderes espirituais e prometeram ajudá-la em um suposto tratamento contra a depressão, quadro que se agravou após a morte da mãe.

A vítima, de 54 anos, foi convencida a participar de chamados “rituais de purificação” entre novembro de 2018 e janeiro de 2019. Ela só percebeu que havia sido enganada ao notar que, apesar das práticas, o estado de apatia e os sintomas depressivos persistiam.

Cinco integrantes da mesma família foram condenados por estelionato. A decisão foi mantida pelo Tribunal de Justiça de São Paulo em dezembro de 2025.

Conforme o processo, a mulher conheceu Márcia Kwiek, uma das condenadas, em um shopping da Zona Oeste da capital. Usando um nome falso, Márcia se aproximou da vítima após perceber sua fragilidade emocional. Ainda segundo os autos, ela afirmou que a mulher estaria com o “coração preto” e disse conhecer práticas sobrenaturais capazes de realizar uma suposta “purificação”.