Empresário é preso por mandar matar credor para extinguir dívida de R$ 130 mil

Um empresário de 43 anos foi preso nesta quinta-feira (22), em Santa Tereza do Oeste, no oeste do Paraná, condenado por ser o mandante do assassinato de José Ademar de Melo. Segundo as investigações, o crime foi motivado pela intenção do réu de extinguir uma dívida de mais de R$ 130 mil que possuía com a vítima.

A prisão foi decretada pela Vara do Tribunal do Júri de Cascavel, baseada no recente entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), que autoriza a execução imediata da pena após condenação pelo Júri Popular, respeitando a soberania dos vereditos. O empresário foi sentenciado a 19 anos e três meses de prisão em regime fechado, em julgamento ocorrido em março de 2023.

O crime

O homicídio ocorreu em 25 de novembro de 2021, em Cascavel. De acordo com o Ministério Público, a vítima foi alvo de uma emboscada articulada pelo empresário e um comparsa.

José Ademar de Melo foi atraído até um imóvel com a falsa promessa de uma negociação de aluguel. Ao chegar ao local, foi surpreendido pelo executor e atingido por cinco disparos de arma de fogo nas costas e na nuca.

Captura O condenado foi localizado pela Polícia Civil em sua residência. Ele não resistiu à abordagem e, após os procedimentos legais e exames de rotina, foi encaminhado ao sistema prisional para o início do cumprimento da pena. A identidade do empresário não foi divulgada pelas autoridades.