CNH: Mais de 22 mil motoristas do Paraná renovaram a habilitação automaticamente

Mais de 22 mil motoristas do Paraná tiveram a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) renovada automaticamente e de forma totalmente gratuita. A iniciativa que integra o programa CNH do Brasil, lançado pelo Governo Federal no ano passado, beneficia condutores classificados como bons motoristas.

O balanço foi divulgado pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), nesta segunda-feira (12). Em todo o país, mais de 371 mil condutores tiveram a CNH renovada de forma automática, segundo o Ministério dos Transportes.

“O processo de habilitação está passando por uma mudança de paradigma, uma verdadeira revolução que está barateando o serviço e reduzindo a carga burocrática”, destaca Santin Roveda, presidente do Detran-PR.

Com cerca de 80 milhões de CNHs vigentes no país, a expectativa do Governo do Brasil é que mais de 10 milhões de motoristas possam ser beneficiados pela renovação automática ao longo do tempo.

Como funciona a renovação automática da CNH

A iniciativa beneficia motoristas até 70 anos que não cometeram infrações de trânsito nos últimos 12 meses e que estejam cadastrados no Cadastro Positivo no aplicativo CNH do Brasil. Para esse público, a renovação ocorre de forma totalmente automática e digital, sem necessidade de exames presenciais, deslocamento aos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) ou pagamento de taxas adicionais.

Todo o processo é realizado por meio do sistema da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Quando o documento vence, a atualização é feita diretamente na base nacional e disponibilizada no app CNH do Brasil. Além da renovação do documento, os condutores beneficiados passam a receber o selo de Bom Condutor, que fica visível no aplicativo como forma de reconhecimento pelo comportamento responsável.

“Cerca de 70% dos condutores que precisavam renovar a CNH neste período são bons condutores e, até agora, passavam pelo mesmo processo de quem comete infrações. A política vem justamente para reconhecer esse comportamento e incentivar mais segurança no trânsito”, afirma o diretor de Regulação, Fiscalização e Gestão da Senatran, Basílio Militani Neto.

As renovações automáticas são aplicáveis aos motoristas de até 70 anos, quando voltam a ser obrigados a fazer exames periódicos.

*com informações do Ministério dos Transportes e AEN