Proprietários de veículos no Paraná com final de placa 3 e 4 devem ficar atentos: o prazo para pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2026 vence nesta segunda-feira (12). A data vale tanto para o pagamento em cota única, com desconto de 6%, quanto para a adesão ao parcelamento em até cinco vezes sem juros.
O calendário de vencimentos teve início na última sexta-feira (9) para veículos com placas finais 1 e 2. Já na terça-feira (13) será a vez dos contribuintes com placas 5 e 6. A Secretaria da Fazenda reforça a importância de acompanhar o cronograma conforme o final da placa para evitar multas e perda de benefícios.
Um dos principais destaques do IPVA 2026 é a expressiva redução no valor do imposto. Em média, os motoristas paranaenses pagarão 45,7% a menos, com a alíquota fixada em 1,9%, colocando o Paraná entre os estados com IPVA mais baixo do país.
Multa por atraso
Quem perder o prazo estará sujeito a multa de 0,33% ao dia, além de juros de mora com base na taxa Selic. Após 30 dias de atraso, a multa passa a ser de 20% sobre o valor do imposto.
Como pagar
As guias do IPVA não são mais enviadas pelos Correios. O contribuinte deve emitir o boleto por meio do:
- Portal do IPVA
- Portal de Pagamento de Tributos
- Aplicativo Serviços Rápidos, da Receita Estadual (disponível para Android e iOS)
Assim como ocorreu em 2025, o pagamento também pode ser feito via Pix, utilizando o QR Code da guia, aceito por mais de 800 instituições financeiras.
A Secretaria da Fazenda alerta para sites fraudulentos. A orientação é utilizar exclusivamente páginas oficiais, identificadas pelo final “.pr.gov.br”, ou o aplicativo da Receita Estadual.
fonte: ric



