O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de perigo para tempestades em 352 cidades do Paraná, válido das 22h desta última quinta-feira (11) até as 23h59 desta sexta-feira (12).
De acordo com o Inmet, são esperadas chuvas entre 50 e 100 mm por dia, com ventos que podem atingir 100 km/h e possibilidade de queda de granizo. Há risco de interrupção no fornecimento de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.
O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) prevê que a instabilidade atmosférica será predominante em todo o estado nesta sexta-feira. As regiões Norte, Centro e Oeste devem registrar chuva forte, temporais, rajadas de vento, descargas elétricas e episódios pontuais de granizo.
No sábado (13) e no domingo (14), os temporais devem persistir, com chuva ao longo de todo o dia.
Segundo o meteorologista Leonardo Furlan, a formação e o aprofundamento de um sistema de baixa pressão vindo do Paraguai favorecem o aumento do fluxo de umidade para o Sul do Brasil, intensificando as instabilidades.
“Nesse cenário, pancadas de chuva com trovoadas já devem ocorrer desde o Noroeste até o Oeste paranaense nesta quinta-feira, estendendo-se pela sexta-feira, com risco elevado para temporais em toda a faixa oeste — desde Capanema, Foz do Iguaçu e Marechal Cândido Rondon até o Noroeste, como Maringá e Paranavaí, chegando também ao Norte Pioneiro, incluindo Santo Antônio da Platina”, explicou Furlan.
Os maiores acumulados de chuva devem ocorrer no Oeste e Sudoeste do Paraná, podendo ultrapassar 100 mm no Centro-Sul, Sudeste e Leste. No fim de semana, o acumulado no Centro-Oeste do estado pode superar 200 mm.
fonte: g1.globo



