Um casal e um bebê de apenas 1 ano morreram nesta terça-feira (9) após o carro em que estavam ser arrastado por uma forte enxurrada em Palhoça, na Grande Florianópolis, em Santa Catarina. A tragédia ocorreu em meio às chuvas intensas que atingem o estado por conta da atuação de um ciclone extratropical sobre a Região Sul.
O veículo da família, um Range Rover de cor vermelha, foi levado pela correnteza no bairro São Sebastião, onde ruas e residências foram inundadas. Imagens que circulam nas redes sociais mostram o motorista tentando atravessar a área alagada, mas o carro começa a flutuar e é rapidamente arrastado pela força da água.
Conforme informações do portal ND+, o automóvel foi encontrado submerso, preso a um pontilhão sob o Contorno Viário de Florianópolis, na região conhecida como Morro do Gato. O veículo estava virado para baixo, com apenas as rodas traseiras para fora da água, e foi retirado do local por volta das 13h30. Até o momento, a identidade das vítimas não foi divulgada.
As chuvas começaram ainda durante a madrugada e atingiram principalmente o litoral catarinense. Em Palhoça, o volume acumulado chegou a 130 milímetros, enquanto Florianópolis registrou cerca de 90 milímetros. Em toda a Grande Florianópolis, os índices ultrapassaram a média esperada para o mês de dezembro.
A região segue em alerta vermelho emitido pela Defesa Civil, devido ao risco elevado de novos alagamentos e enxurradas.
Diante da gravidade da situação, a Prefeitura de Palhoça decretou situação de emergência. O decreto cita os estragos causados pelas fortes chuvas, com registros de alagamentos, deslizamentos de terra e enxurradas em diversos pontos da cidade, provocados pela passagem do ciclone extratropical.



