Cerca de 300 escorpiões foram encontrados em uma única residência na Vila Santo Antônio, em Maringá, no período de aproximadamente uma semana. A maior parte dos animais estava escondida atrás de um muro que faz divisa com um terreno vazio.
A Secretaria de Saúde informou que as equipes de Zoonoses vêm realizando vistorias frequentes no local. Em novembro, a Prefeitura realizou uma busca ativa em mais de 70 imóveis da região. A administração municipal também notificou proprietários de terrenos abandonados e cobrou a limpeza imediata dessas áreas. Caso a manutenção não seja feita dentro do prazo legal, os responsáveis serão multados e o município executará o serviço, repassando os custos.
A Prefeitura reforça que a limpeza dos quintais é uma das principais medidas para evitar acidentes, já que entulhos e resíduos favorecem a proliferação de insetos, como baratas — principal fonte de alimento dos escorpiões. A Secretaria também orienta que moradores mantenham tomadas, ralos, buracos e lixeiras sempre tampados. Roupas e calçados devem ser sacudidos antes do uso, pois podem servir de esconderijo para escorpiões e aranhas.
Em caso de aparecimento de animais peçonhentos, a população deve acionar a Ouvidoria da Saúde pelo telefone 160.
fonte: catve



