São Paulo Aguarda Chuva Aliviando Reservatórios, Enquanto Sul Enfrenta Frio Intenso e Geadas

A terça-feira (26) traz um cenário climático contrastante para o Brasil. Enquanto a capital paulista espera a chegada da chuva para atenuar a crise hídrica, a região Sul permanece sob o domínio de uma intensa massa de ar polar, com previsão de geadas e temperaturas baixíssimas.

Em São Paulo, a expectativa é de que a chuva chegue entre a tarde e a noite, trazendo um respiro para os reservatórios que operam com cerca de 37% da capacidade, bem abaixo dos 60% considerados ideais. No entanto, especialistas alertam que a precipitação não será generalizada e suficiente para reverter completamente o quadro de escassez hídrica. A máxima na capital paulista deve alcançar os 25°C.

No Sul, o frio se intensifica, com risco de geada em diversas áreas do Rio Grande do Sul, especialmente na região de Tupanciretã, onde os termômetros podem registrar temperaturas inferiores a 4°C. “A Região Sul continua sob a influência de uma massa de ar polar, que derruba as temperaturas”, afirma a meteorologista Paula Nobre. O estado gaúcho terá uma trégua nas chuvas, com tempo firme predominando ao longo da semana.

Outras regiões do país também apresentam condições climáticas distintas. Santa Catarina, Paraná e o sul do Mato Grosso do Sul estão sob alerta de chuva forte e possibilidade de granizo. Já no Centro-Oeste e interior do Nordeste, o tempo permanece firme e seco, com umidade relativa do ar muito baixa, podendo atingir apenas 12% em Cuiabá, onde a máxima pode chegar a 35°C. No Norte, Roraima e Amazonas têm previsão de chuva.

No Sudeste e Centro-Oeste, as temperaturas começam a subir gradualmente, amenizando o frio dos últimos dias, mas sem configurar uma onda de calor. As informações são da Jovem Pan News, com reportagem produzida com auxílio de IA e informações de Paula Nobre.