A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a vacina contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan, que deve ser anunciada oficialmente nesta quarta-feira (26). Nomeado Butantan-DV, o imunizante é o primeiro do mundo a oferecer proteção contra a doença com apenas uma aplicação e tem previsão de entrar no Programa Nacional de Imunizações (PNI) após as próximas etapas regulatórias.
Indicada para pessoas entre 12 e 59 anos, a vacina deve começar a ser distribuída à população em 2026, após a finalização do processo de registro. Estudos apontam eficácia de aproximadamente 75% contra a dengue e superior a 90% na prevenção de casos graves e internações.
O vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Renato Kfour, destaca que os resultados clínicos, acompanhados por mais de cinco anos, demonstram que o imunizante é “altamente seguro e eficaz”. Ele reforça ainda que o aumento dos casos da doença — impulsionado por fatores como aquecimento global e expansão das áreas de proliferação do mosquito — torna a chegada de novas vacinas fundamental para a saúde pública.
“Mais da metade da população mundial vive em áreas com risco de transmissão. Por isso, a introdução de vacinas se torna essencial, especialmente em países tropicais”, ressalta Kfour. Segundo ele, a discussão sobre a inclusão da Butantan-DV no PNI deve ocorrer em breve.



