O Brasil já conhece seu primeiro desafio na busca por uma vaga na fase final da Copa Davis 2026. Em sorteio realizado neste domingo, em Bolonha, na Itália, ficou definido que a equipe brasileira enfrentará o Canadá, país que conquistou o título da competição em 2022.
O confronto, válido pela primeira rodada da fase qualificatória, será disputado em solo canadense, em local e piso a serem definidos pelos anfitriões. As partidas estão agendadas para os dias 6 e 7, ou 7 e 8 de fevereiro de 2026. A equipe do capitão Jaime Oncins terá um desafio considerável pela frente.
Apesar do retrospecto favorável ao Brasil em confrontos contra o Canadá na Copa Davis, com quatro vitórias em seis duelos, o último encontro entre as equipes ocorreu há 18 anos. Naquela ocasião, o Brasil superou o Canadá pelo Zonal Americano. A história, no entanto, não entra em quadra.
O Canadá desponta como um adversário de peso, contando com três tenistas ranqueados no Top 50 da ATP: Felix Auger-Aliassime (5º), Denis Shapovalov (23º) e Gabriel Diallo (41º). Além deles, Liam Draxl (123º) e Alexis Galarneau (203º) também têm figurado em partidas de simples nos últimos anos.
Caso supere o Canadá, o Brasil enfrentará o vencedor do confronto entre França e Eslováquia na segunda rodada. A partida seria contra os franceses em casa ou contra os eslovacos como visitante, em setembro. A equipe que avançar desta etapa garante vaga na fase final da Copa Davis, que será realizada na Itália, em novembro.



