Lula Evita Detalhes Sobre Prisão de Bolsonaro, Mas Afirma: ‘Todo Mundo Sabe o Que Ele Fez’

Em meio à Cúpula de Líderes do G20 em Joanesburgo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou sobre a prisão de Jair Bolsonaro, evitando, no entanto, entrar em detalhes sobre o caso. “Eu não faço comentário sobre uma decisão da Suprema Corte”, declarou Lula durante coletiva de imprensa, sinalizando que a questão já foi devidamente decidida pela justiça. A cautela do presidente segue a linha de conduta estabelecida para o governo, que busca evitar celebrações em torno da detenção do ex-presidente.

Lula enfatizou que Bolsonaro teve amplo direito à defesa durante o processo. “A Justiça tomou uma decisão, ele foi julgado, ele teve todo direito à presunção de inocência, foram praticamente dois anos e meio de investigação, de delação, de julgamento”, afirmou o presidente. Ao concluir o raciocínio, Lula acrescentou: “Então, a Justiça decidiu, está decidido, ele vai cumprir a pena que a Justiça determinou, e todo mundo sabe o que ele fez”.

Questionado sobre possíveis impactos da prisão nas relações com os Estados Unidos, especialmente após a recente retirada de produtos do tarifaço, Lula se mostrou confiante. O presidente defendeu a soberania do Brasil nas suas decisões. “Trump tem que saber que somos um país soberano, que a gente decide. E o que a gente decide aqui, está decidido”, assegurou Lula.

Além de participar das sessões temáticas do G20, focadas em crescimento econômico sustentável, inclusivo e nas mudanças climáticas, Lula também se reuniu bilateralmente com líderes como Cyril Ramaphosa, presidente da África do Sul, e Friedrich Merz, primeiro-ministro da Alemanha. A agenda do presidente inclui ainda uma visita de trabalho a Maputo, Moçambique, marcando os 50 anos de relações diplomáticas entre os dois países.