FAB intercepta aeronave suspeita vinda da Venezuela em área indígena Yanomami

A Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou, na manhã desta última quarta-feira (19), uma aeronave suspeita que entrou no espaço aéreo nacional vinda da Venezuela. O avião sobrevoava a Terra Indígena Yanomami, na região amazônica, sem plano de voo e sem qualquer contato com o controle aéreo. A entrada irregular foi detectada pelos radares da FAB por volta das 7h.

De acordo com o Decreto nº 5.144/2004, a situação enquadrava a aeronave como potencialmente utilizada para o transporte de drogas. Diante disso, duas aeronaves A-29 Super Tucano foram acionadas para realizar a interceptação.

Durante a operação, a FAB seguiu todos os protocolos de Defesa Aeroespacial, tentando identificar a aeronave e orientar sua mudança de rota. Como o piloto não respondeu às ordens, os militares efetuaram um tiro de aviso — procedimento usado para forçar o cumprimento das determinações. Mesmo assim, não houve reação, e o avião passou a ser classificado como hostil, ficando sujeito ao tiro de detenção.

Após as ações de dissuasão, o piloto realizou pouso em uma pista de terra na região de Surucucu, em Roraima. Um helicóptero H-60 Black Hawk transportou uma equipe militar para isolar a área e garantir a segurança do local, mas o piloto já havia fugido.

Em seguida, outra equipe do Comando Conjunto Catrimani II foi enviada para neutralizar a aeronave, que estava com a matrícula adulterada.

A FAB destacou que mantém atuação permanente na vigilância do espaço aéreo brasileiro, especialmente em áreas sensíveis da Amazônia, para assegurar a segurança da navegação e a soberania do país.

fonte: catve