O Movimento Brasil Livre (MBL) protocolou, nesta quarta-feira (19), um pedido de cassação do mandato do deputado estadual Renato Freitas (PT) na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). A iniciativa ocorreu após a divulgação de um vídeo que mostra o parlamentar envolvido em uma briga, com trocas de socos e chutes, no centro de Curitiba. Freitas sofreu uma fratura no nariz durante a confusão. Outros parlamentares também devem apresentar pedidos similares.
No documento enviado à Mesa Diretora, o MBL solicita a abertura imediata de um processo disciplinar. A representação inclui vídeos, fotos e relatos de testemunhas que, segundo o movimento, comprovam as agressões.
Assinado por Willian Rocha, coordenador estadual do MBL no Paraná, o pedido alega que o episódio configura “quebra evidente de decoro parlamentar”, prejudicando a dignidade do cargo e a imagem do Legislativo. O texto também destaca que a legislação prevê a perda de mandato em casos de condutas que desonrem o parlamento ou abalem a confiança pública.
Os deputados estaduais Delegado Tito Barichello (União) e Ricardo Arruda (PL), além dos vereadores de Curitiba Guilherme Kilter (Novo) e Bruno Secco (PMB), informaram que também irão protocolar pedidos de cassação contra Renato Freitas por quebra de decoro.
A assessoria do deputado afirmou que ele está recebendo atendimento médico e deve se manifestar oficialmente ainda hoje.



