Um pastor da Igreja Adventista do Sétimo Dia morreu na sexta-feira (14) enquanto retornava para casa, depois de prestar apoio a centenas de famílias afetadas pelo tornado que devastou Rio Bonito do Iguaçu há uma semana. O religioso havia mobilizado uma grande campanha de arrecadação de alimentos, produtos de higiene e roupas, além de acompanhar pessoalmente a entrega das doações.
Após vários dias atuando como voluntário na cidade e entregar cerca de 7 toneladas de mantimentos e outros itens, o pastor João Nicolau Gonçalves, de 45 anos, seguia para Joinville, no norte de Santa Catarina. Ao passar pela BR-277, em Palmeira, nos Campos Gerais do Paraná, o veículo em que ele estava foi atingido lateralmente após uma colisão frontal entre dois outros carros.
Com o impacto, o pastor sofreu ferimentos graves e não resistiu. Outras três pessoas que estavam em um dos veículos envolvidos também ficaram feridas e foram encaminhadas a hospitais da região.
Comunidade lamenta a perda de voluntário que atuou em Rio Bonito do Iguaçu
João Nicolau, residente em Joinville, era líder dos departamentos de Ministério Pessoal, Escola Sabatina e Ação Solidária Adventista (ASA) na sede administrativa da Igreja Adventista na região central do Paraná.
Em nota de pesar, a Associação Central Paranaense destacou o legado do pastor. Leia a nota na íntegra:
“A Associação Central Paranaense (ACP) da Igreja Adventista do Sétimo Dia cumpre o doloroso dever de comunicar o falecimento do pastor João Nicolau Gonçalves aos 45 anos, ocorrido no final da manhã desta sexta-feira, 14 de novembro de 2025, em um acidente de trânsito na BR-277.
Natural de Joinville (SC), pastor João Nicolau servia com excelência e paixão como líder dos departamentos de Ministério Pessoal, Escola Sabatina e Ação Solidária Adventista (ASA) na sede administrativa da Igreja Adventista na região central do Paraná.
Ele retornava de uma nobre missão liderando o serviço voluntário em Rio Bonito do Iguaçu, onde se dedicava à reconstrução das casas atingidas pelo recente tornado. Seu último ato em vida reflete o puro espírito de abnegação e serviço ao próximo, que sempre caracterizou seu ministério.
Neste momento de profunda consternação, a Associação Central Paranaense se une em oração à sua esposa e às duas filhas, bem como a todos os familiares, amigos e membros da igreja, rogando a Deus que conceda o conforto necessário.
Reafirmamos nossa inabalável fé na promessa da Palavra de Deus e na bendita esperança do reencontro. O legado de serviço, dedicação e fidelidade do pastor João Nicolau permanecerá gravado em nossa história e em nossos corações.”
As últimas homenagens ao pastor ocorreram no sábado (14), na Igreja Adventista do Sétimo Dia do Saguaçú, em Joinville (SC).



