Energia Limpa na Amazônia: Governo Federal e GEAPP unem forças para levar eletricidade a comunidades isoladas

O Ministério de Minas e Energia (MME) e a Global Energy Alliance for People and Planet (GEAPP) firmaram um protocolo de intenções com o objetivo de expandir o acesso à energia renovável na Amazônia. A parceria, com duração de cinco anos, visa também impulsionar o desenvolvimento econômico das comunidades remotas da região. O acordo foi formalizado durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30).

O MME espera que o protocolo impulsione seus esforços para erradicar a pobreza energética nos estados amazônicos. Estimativas do ministério apontam que cerca de 1 milhão de brasileiros na região ainda não têm acesso à eletricidade, enquanto outros 2 milhões não estão conectados à rede nacional de energia.

Além de ampliar o acesso à eletricidade, a iniciativa busca reduzir a dependência de combustíveis fósseis na região. Essa ação está alinhada com o programa Energias da Amazônia, que tem como foco a descarbonização da matriz energética local. Atualmente, muitos sistemas isolados na Amazônia, que não estão conectados ao Sistema Interligado Nacional (SNI), dependem da geração de energia a diesel.

“O protocolo de intenções assinado hoje vai definir ações conjuntas em financiamento, assistência técnica e intercâmbio de conhecimento para ampliar o acesso à energia renovável e a projetos de uso produtivo na região amazônica”, informou o MME em comunicado. A expectativa é que a parceria traga soluções inovadoras e sustentáveis para o suprimento de energia na região.