Crise Climática é Emergência de Saúde Pública, Afirma Ministro Padilha

Em entrevista exclusiva à Jovem Pan News, o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, fez um alerta contundente: a crise climática representa, acima de tudo, uma grave crise de saúde pública. Segundo o ministro, os impactos das mudanças no clima já se manifestam no aumento de mortes e no agravamento de diversas doenças em escala global.

Padilha detalhou que o Brasil e o mundo estão sofrendo perdas de vidas em decorrência de tragédias climáticas e do aumento de enfermidades respiratórias, diretamente ligadas à intensificação de queimadas. O ministro enfatizou a urgência de reconhecer a crise climática como um fator determinante na saúde da população.

O ministro também destacou as dificuldades de acesso aos serviços de saúde essenciais em situações de eventos climáticos extremos, como a seca que assola a região amazônica. “[Nessas situações], as pessoas não conseguem ter acesso ao medicamento, a fazer a sua consulta”, lamentou Padilha, expondo a vulnerabilidade da população diante de eventos climáticos severos.

Para o ministro, é imperativo que as ações de enfrentamento à crise climática não se restrinjam a medidas de longo prazo. Padilha ressaltou a necessidade premente de adaptar o sistema de saúde para lidar com os desafios impostos pela nova realidade climática. “Não é só mitigação. A gente precisa adaptar já os sistemas de saúde para salvar vidas hoje”, concluiu o ministro, enfatizando a urgência de ações imediatas.