O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva promoveu um ajuste temporário em sua equipe ministerial. Publicações no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (13) oficializaram o afastamento de André Fufuca (Esporte), Celso Sabino (Turismo) e Carlos Fávaro (Agricultura), todos com assento no Congresso Nacional. A movimentação visa permitir que os ministros reassumam seus mandatos parlamentares.
O motivo principal para essa breve licença é o prazo final para a indicação de emendas parlamentares ao Orçamento de 2026. Conforme apurado, essa é uma prática comum que possibilita aos ministros, que também são parlamentares, direcionarem recursos para seus respectivos estados. A expectativa é que os três retornem aos seus cargos no governo federal já nesta sexta-feira (14).
Em nota oficial, o Ministério do Turismo esclareceu que o afastamento de Celso Sabino se deu para o cumprimento de “compromissos parlamentares”. “O Ministério do Turismo informa que o ministro Celso Sabino reassumiu seu mandato como deputado federal pelo estado do Pará nesta quinta-feira, dia 13/11, para o cumprimento de compromissos parlamentares, com previsão de retorno ao comando da pasta nesta sexta-feira (14/11)”, diz a nota.
Já no caso de André Fufuca, do Ministério do Esporte, interlocutores do governo informaram que a exoneração foi motivada por “questões pessoais”. Carlos Fávaro, da Agricultura, também retornou ao Senado Federal para tratar de formalidades relacionadas ao prazo de entrega das emendas orçamentárias, confirmando o caráter estratégico da movimentação.



