Depois de um fim de semana de extremos climáticos, o Paraná voltou a registrar temperaturas baixas neste domingo (24). No sábado (23), os termômetros marcaram 37,6°C no Litoral, enquanto no dia seguinte a mínima chegou a 6,1°C em Palmas, no Sul do estado, segundo dados do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).
A previsão indica que a última semana de agosto começa com frio e instabilidade, mas deve terminar com tempo mais seco e temperaturas em elevação na maior parte das regiões.
De acordo com o Simepar, a segunda-feira (25) será gelada principalmente no Sul, onde os termômetros devem ficar abaixo dos 10°C, especialmente nas cidades que fazem divisa com Santa Catarina.
“O tempo permanece instável sobre o Paraná, com grande cobertura de nuvens e aberturas de sol em alguns momentos. Apenas no Norte Novo e no Norte Pioneiro o sol predomina e as temperaturas ultrapassam os 25°C. As chuvas seguem de forma isolada no Noroeste e Norte, com acumulados mais expressivos no Oeste, Centro e Sul”, informou o órgão.
Entre terça-feira (26) e quinta-feira (28), o tempo deve continuar instável devido ao escoamento em médios níveis da atmosfera.
Na terça, há previsão de chuva para grande parte do estado, com acumulados próximos de 50 milímetros nas regiões centrais, Campos Gerais, Sudeste, Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e Litoral.
Na quarta (27) e quinta-feira (28), as chuvas devem ocorrer de forma mais pontual, principalmente nos Campos Gerais, RMC e Litoral, mas com menor intensidade.
Para a sexta-feira (29), a tendência é de aumento de nebulosidade entre o Litoral e as áreas centrais. Chuviscos ocasionais podem ocorrer entre a Serra do Mar e o Litoral, enquanto, durante a tarde, pancadas irregulares de chuva não estão descartadas na metade Norte do estado, devido ao aquecimento diurno.
fonte: g1.globo