O Paraná entra em alerta para fortes tempestades entre a tarde desta sexta-feira (7) e a manhã de sábado (8), segundo informações do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) e da Climatempo. As instabilidades serão causadas pelo intenso calor e pela formação de um ciclone extratropical que se desloca do Paraguai em direção à costa da Região Sul.
De acordo com o Simepar, o calor que antecede a chegada da frente fria deve intensificar o risco de chuvas volumosas, ventos acima de 80 km/h e queda de granizo. As tempestades devem começar pelas regiões Sudoeste e Oeste na tarde de sexta, avançando para as demais áreas do estado durante a noite.
A previsão aponta risco muito alto de eventos meteorológicos severos na metade Oeste do Paraná e alto na metade Leste, que inclui Curitiba, Região Metropolitana e o Litoral. O meteorologista Lizandro Jacóbsen explica que a combinação entre o ar quente e o sistema de baixa pressão agrava as condições de instabilidade:
“O calor e o deslocamento do ciclone extratropical formam uma frente fria muito ativa, capaz de gerar ventos fortes e chuvas localmente intensas em várias regiões”, afirma.
Madrugada de sábado deve registrar chuva intensa
Segundo a Climatempo, a chuva se espalha por praticamente todo o estado na madrugada de sábado (8), com intensidade moderada a forte e possibilidade de temporais. Municípios como Cornélio Procópio, Bandeirantes, Cascavel e Foz do Iguaçu devem registrar acumulados significativos.
Apesar do volume elevado nas primeiras horas do dia, a tendência é de redução gradual da intensidade das chuvas até o fim da manhã, com temporais isolados ainda possíveis no Leste, Norte e Litoral. No período da tarde, o tempo deve melhorar em grande parte do Paraná.
Nas áreas litorâneas, as rajadas de vento devem ser mais intensas, enquanto em Curitiba a previsão indica chuva durante a madrugada e máxima de 24°C.



