Alerta em São Paulo: Frente Fria Derruba Temperatura e Litoral Paulistano Sofre com Ventos de 120 km/h

Após um breve período de calor, São Paulo sente novamente o impacto do frio. Uma nova frente fria avançou sobre o estado no último sábado, trazendo consigo ventos intensos que atingiram até 120 km/h na Baixada Santista. A capital paulista também registrou uma queda notável na temperatura, com a máxima despencando de 31°C para 21°C neste domingo, conforme dados do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura (CGE).

Apesar da diminuição na intensidade dos ventos, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém o alerta para o risco de ventania, especialmente no litoral, até as 23h deste domingo. A previsão indica que o clima frio persistirá ao longo da semana, marcando uma mudança climática significativa para os paulistanos.

De acordo com o Inmet, a tendência é de temperaturas mais amenas nas regiões central e leste do estado. A exceção fica por conta do noroeste paulista, onde o ar seco e quente deve predominar. Na Grande São Paulo, espera-se uma elevação gradual da temperatura, variando entre 20°C e 21°C nas tardes de segunda e terça-feira, podendo alcançar os 27°C no próximo fim de semana (30 e 31).

Para os próximos dias na capital, o CGE prevê uma variação de temperatura entre 15°C e 25°C na segunda-feira, com céu nublado e sem previsão de chuva. Já na terça-feira, a mínima deve ser de 16°C e a máxima de 24°C, com possibilidade de precipitação leve.

A Defesa Civil do Estado também emitiu um alerta para a formação de uma zona de baixa pressão no sul do estado, na região do Vale do Ribeira, na terça-feira. Este sistema trará chuva para o litoral e precipitação moderada na Grande São Paulo. A previsão indica tempo fechado na capital pelo menos até sexta-feira.