Vereador que votou aumento do próprio salário da praia é suspenso do partido

0

O Partido Democrático Trabalhista (PDT) do Paraná resolveu suspender o vereador Antônio Brandão, de Jataizinho, no norte do Paraná, que votou o aumento do próprio salário direto da praia de Balneário Camboriú (SC). Ele participou da sessão por videochamada ao lado de outro parlamentar, Bruno Barbosa, do Cidadania.

A votação foi em 16 de janeiro. Os vereadores aprovaram um reajuste de 5,93%, passando de R$ 5.164,06 para R$ 5.470,28. Durante a sessão, a Câmara também aprovou o aumento dos salários do prefeito e vice de Jataizinho.

O reajuste já vale a partir deste ano. O g1 tenta contato com o parlamentar.

Na prática, Brandão continua no cargo e recebendo o salário de vereador. Ele, conforme o PDT, não pode responder pelo partido nas votações.

Em nota, o presidente estadual do PDT, André Menegotto, disse que abriu ainda um processo disciplinar com pedido de expulsão de Brandão da sigla.

“A suspensão é uma das penalidades previstas no estatuto e de ação imediata. Apoiamos também o inquérito civil do Ministério Público aberto contra o vereador”, afirmou Menegotto.

A direção estadual do Cidadania informou, por meio de nota, que notificou o vereador Bruno Barbosa e “o repreendeu por sua atitude, que de maneira alguma condiz com os princípios do partido”.

O Cidadania afirma que “reprova totalmente a ação do parlamentar e considera que o fato foi inapropriado, imoral e desrespeitoso com toda a população.

O partido, no entanto, não informou se abrirá algum processo disciplinar contra o parlamentar. Procurado, Barbosa disse que “não teve tempo para ir a outro lugar”.

O Ministério Público abriu investigação sobre a conduta dos dois vereadores. A Promotoria do Patrimônio Público, responsável pelo procedimento, encaminhou alguns questionamentos à Câmara.

  • Qual a normativa atualmente em vigência que dispensa a presença física dos parlamentares durante a apreciação de projeto
  • Qual o fundamento utilizado para autorização da participação de forma remota dos vereadores Antônio Brandão e Bruno Barbosa
  • Qual foi a motivação para a convocação das sessões de forma extraordinária?
  • Qual a urgência ou interesse público na votação dos projetos que aumentaram os salários?

Reprodução/ Câmara Municipal de Jataizinho

fonte: g1.globo.com

Comentários
Compartilhar.

Os comentários estão desativados.

×