O número de golpes envolvendo cartões de crédito aumentou drasticamente nos últimos anos. De acordo com uma pesquisa da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), três a cada 10 brasileiros já sofreram tentativa de fraude.
Em setembro de 2021, 21% dos entrevistados relataram ter caído em algum tipo de fraude. Já em junho de 2022, esse percentual subiu para 31%. Segundo o levantamento, os mais atingidos são homens (35%), os que ganham mais de cinco salários-mínimos (41%), têm nível superior (38%) e têm idade acima de 60 anos (35%).
Outra informação apurada nas entrevistas é que o golpe mais comum é o da clonagem de cartão. Pelo menos 64% dos entrevistados disseram ter tido problema com esse golpe, que teve aumento de 16% em relação à pesquisa realizada em dezembro de 2021, atingindo 48% dos entrevistados.
“Esses crimes estão aumentando cada vez mais conforme vamos utilizando a internet e aplicativos para fazer compras. Os criminosos sabem que estamos comprando e pagando mais pela internet, então eles conseguem captar os dados dos nossos cartões e fazer outras compras”, disse o advogado especialista em crimes virtuais Fernando Peres.
Apesar da vigência da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), muitas empresas ainda continuam vendendo os dados de clientes para terceiros. “A lei permite o uso dos nossos dados para a verificação de crédito no mercado, porém essas empresas muitas vezes conseguem esses dados e vendem para outras livremente”, apontou Peres.
Um novo golpe tem feito vítimas e segundo o advogado, a população deve ficar em alerta. É o golpe da maquininha de cartão. Às vezes o equipamento está “contaminado” e grava os dados pessoais do comprador. Nesse caso, as compras por aproximação evitam a fraude.
fonte: tarobanews.com