Integrantes do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) realizaram uma operação no município de Guaraci que culminou em sete pessoas detidas na manhã desta sexta-feira, 27 de abril.
A operação ainda cumpriu 12 mandados de busca e apreensão. Além de Guaraci, os mandados também foram cumpridos em Santa Fé, Colorado e Astorga, todas as cidades localizadas na região norte.
De acordo com o promotor Guilherme Afonso Larsen Barros, a fraude nas licitações teria provocado um prejuízo de aproximadamente R$ 1 milhão ao município de Guaraci, entre 2016 e 2017.
Barros explicou que o esquema consistiria em um acordo entre empresas de Santa Fé, Astorga e Colorado. Elas combinavam orçamentos que seriam apresentados nas licitações da prefeitura. Os objetos das licitações fraudulentas seriam: Fornecimento de peças, serviços de mão de obra para veículos e serviço de assessoria contábil.
Segundo informações colhidas da operação, entre os presos estão um vereador, que é funcionário de carreira da prefeitura e assinava o recebimento de peças automotivas que nunca eram entregues. Quatro integrantes da mesma família (pai, filha e dois filhos), residentes de Santa Fé que participavam das licitações de peças automotivas com empresas de fachada para dar volume. Dois contadores terceirizados da prefeitura, donos de empresas investigadas.
Os detidos ficaram presos preventivamente e só serão ouvidos após o feriado. Além disso, a investigação continua e a operação pode ganhar novos capítulos.
O poder judiciário não autorizou a divulgação dos nomes dos envolvidos.
Confira a entrevista que o Promotor de Justiça da Comarca de Jaguapitã: