Na véspera do RCP DAY, Samu de Colorado reverte parada cardiorrespiratória e salva vida de mulher

0

Na véspera do RCP DAY – Dia de conscientização da comunidade para ensinamentos de procedimento de massagens cardíacas em casos de paradas cardiorrespiratórias – a intervenção rápida de uma equipe de SAMU de Colorado, foi fundamental para salvar a vida de uma mulher que, poucas horas depois de receber alta do hospital após procedimento médico, acabou sendo acometida de uma parada nos batimentos do coração e respiração.

O chamado desesperador via 192 oriundo de um familiar da paciente que, estava em sua casa no Jd. Cairi, fez com que a central reguladora de Maringá acionasse o trio de heróis Marcelo Alexandre Santana, condutor socorrista, Patricia Crespo Pirane, técnica de enfermagem e Marcelo Ferreira Santana, condutor e técnico que, rapidamente se deslocaram para o endereço direcionado pela central.

No local, os socorristas puderam constatar a ausência de sinais de batimentos cardíacos e respiração na vítima, e rapidamente iniciaram os procedimentos de RCP – ressuscitação Cardiopulmonar, durante 30 longos e exaustivos minutos, os socorristas intercalavam entre compressões no peito, drogas injetáveis e desfibrilações, que consistem em aplicação de uma corrente elétrica em um paciente, através de um aparelho chamado  desfibrilador, este equipamento eletrônico tem a função de reverter um quadro de parada do coração.

No meio de todo este procedimento, vendo que a vítima não retomava os atimentos cardíacos, em muitos casos era possível decretar o óbito da vítima, porém, a insistência da equipe em em garantir a oxigenação dos órgãos mecanicamente, fez com que a vida desta mulher não fosse levada. Ao chegar ao pronto socorro do hospital, e tendo assistência dos profissionais da saúde que atuam na unidade, a mulher por fim teve seus batimentos estabilizados, garantindo assim que a paciente pudesse viver. Toda a agilidade, esforço, dedicação e acima de tudo, amor a vida e profissão, fez a diferença em salvar a vida desta senhora que, por motivos éticos, evitamos identificar.

MOVIMENTO RCP DAY

Toda esta história antecedeu ao evento RCP DAY, ocorrido na manhã de sábado em Colorado. A mesma equipe que salvou a vida desta senhora, se somou a outros profissionais de saúde e colegas de trabalho para ensinar a população de Colorado, quanto a importância em identificar se em uma pessoa caída no chão, existe a ausência de respiração e sinais cardíacos, e imediatamente iniciar as manobras de ressuscitação cardiopulmonar. O evento reuniu dezenas de enfermeiros, médicos, técnicos de enfermagem e diversos outros trabalhadores em determinadas áreas da saúde, além de comunidade.

É possível salvar uma vida quando se tem o básico conhecimento sobre como agir em momentos em que nos deparamos com situações como a que o SAMU convive quase que diariamente. No RCP DAY, todos saíram com esta certeza, a de que, agilidade, tranquilidade e precisão, são fundamentais para a preservação e socorro de uma vida em risco.

 

Fonte: Programa J. Silva 

Comentários
Compartilhar.

Os comentários estão desativados.

×