Médica deixa compressa dentro de paciente após realização de parto

0

No Hospital da Mulher, localizado em São Bernardo do Campo, São Paulo, ocorreu um incidente extremamente preocupante e traumático envolvendo a paciente Raíssa Falosi Santos, de 20 anos. Após dar à luz sua primeira filha de forma natural e colocar um DIU, Raíssa descobriu, posteriormente, que uma compressa havia sido esquecida em seu corpo.

No dia 18 de março, Raíssa relatou que a compressa foi deixada em sua vagina durante o procedimento médico. No entanto, quando começou a sentir dores intensas e desenvolveu febre alta, foi informada por uma médica que as dores eram causadas pelos pontos abertos e foi liberada para voltar para casa após nova sutura.

Infelizmente, os sintomas não melhoraram e Raíssa só descobriu a presença do objeto esquecido em seu corpo no dia 6 de maio, 19 dias após o parto. Durante um banho, ela começou a experimentar um sangramento extremamente intenso e seu corpo expulsou a compressa.

Raíssa foi levada novamente ao Hospital da Mulher, onde a compressa foi finalmente removida. Como resultado da presença do corpo estranho, coágulos se formaram dentro do corpo da paciente, levando à necessidade de remoção do DIU para evitar possíveis infecções.

Essa situação foi profundamente traumatizante para Raíssa, que expressou preocupação em relação à sua própria vida e ao bem-estar de sua filha. Ela registrou um boletim de ocorrência na Polícia Civil e passou por um exame de corpo delito no Instituto Médico Legal.

Em resposta a esse incidente, a Prefeitura de São Bernardo, responsável pelo hospital, emitiu uma nota informando que a presença do “corpo estranho” foi imediatamente identificada e removida após o parto. Além disso, foi realizada uma limpeza adequada do canal vaginal e uma revisão dos pontos do parto, não sendo identificados sinais de infecção ginecológica.

A prefeitura também comunicou que a médica responsável pelo atendimento de Raíssa já não faz mais parte do quadro de funcionários desde a descoberta do erro.

Diante desse grave incidente, é fundamental que sejam tomadas medidas rigorosas para garantir a segurança e o cuidado adequado dos pacientes.

Comentários
Compartilhar.

Os comentários estão desativados.

×