Ferramenta inédita lançada pela Folha em conjunto com o Datafolha neste ano eleitoral mostra quais prefeituras entregam mais serviços básicos à população usando menor volume de recursos financeiros.
O Ranking de Eficiência de Municípios – Folha leva em conta indicadores de saúde, educação e saneamento para calcular a eficiência da gestão e apresenta dados de 5.281 municípios, ou 95% do total de 5.569.
Apenas 24% dos municípios brasileiros foram apontados como eficientes. Um grande destaque ficou para o município de Lobato, que está em segundo lugar nacional e em primeiro lugar no Paraná.
Depois de Lobato, o melhor colocado de nossa região foi Porecatu, na 91º colocação. Jaguapitã, Florestópolis, Munhoz de Mello, Cafeara, Lupionópolis, Guaraci, Santa Inês, Flórida, Centenário do Sul, Santa Fé, Miraselva, foram apontados como eficientes e aparecem em boas colocações, à frente de cidades como Londrina e Curitiba.
Um detalhe interessante é que o município de Nossa Senhora das Graças é o único da região que não apareceu no ranking. Possivelmente, por falta de informações precisas sobre seus investimentos.
Os dados foram obtidos em consultas a partir das três últimas gestões, entre os anos de 2005 e 2014. Pesquise seu município por AQUI.