Brasileira toma sopa nos EUA e fica paralisada após contrair bactéria

0

A brasileira Cláudia de Albuquerque Celada, de 24 anos, ingeriu uma sopa industrializada em Aspen, nos Estados Unidos, e ficou paralisada. A jovem começou a passar mal, momentos após comer a sopa. Ao procurar um hospital, a jovem foi informada que contraiu uma bactéria e desenvolveu botulismo, uma doença rara. O caso ocorreu em fevereiro de 2023, mas atualmente a jovem ainda faz tratamentos.

De acordo com o relato da jovem ao portal UOL, ela consumiu apenas uma colher da sopa. Logo depois, ela disse que começou a sentir cansaço, tontura, visão turva e falta de ar.

Conforme Claudia, no início ela pensou que não fosse nada grave, mas ela ficou paralisada, não conseguia se comunicar e foi entubada. Somente após 15 dias recebeu o diagnóstico de botulismo. De acordo com a jovem, ela esteve consciente durante o tratamento, mas não conseguia se mover ou falar.

O retorno ao Brasil

Após realizar o tratamento, Claudia contraiu uma dívida de R$ 10 milhões com o hospital norte-americano. A jovem contou que tinha um seguro saúde e que ele cobriu parte das despesas. Além disso, ela foi inscrita em um programa do governo dos EUA que cobriu parte do valor. Em seguida, a família abriu uma vaquinha online para arrecadar dinheiro para pagar o restante das despesas.

Claudia retornou ao Brasil em maio daquele ano, mas seu quadro ainda era considerado grave e ela ficou internada no Hospital São Luiz São Caetano do Sul. Nesta época, a jovem ainda não tinha recuperado os movimentos do corpo. A jovem teve alta em julho, mas precisou retornar após sofrer um inchaço nas glândulas do pescoço. Somente no dia 1º de agosto, Claudia foi liberada, sem sonda, sem traqueostomia e já dando alguns pequenos passos.

Atualmente a jovem faz sessões de fisioterapia para fortalecer a musculatura. Para se locomover ela conta com a ajuda de uma cadeira de rodas.

O que é botulismo?

De acordo com o Ministério da Saúde, o botulismo é uma doença neuroparalítica grave, rara, não contagiosa, causada pela ação de uma potente toxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum (C botulinum).

A bactéria entra no organismo por meio de ferimentos ou pela ingestão de alimentos contaminados que não têm produção e/ou conservação adequada. A doença pode levar à morte por paralisia da musculatura respiratória.

Conforme o Ministério da Saúde, a melhor forma de prevenir a doença é o cuidado com o preparo, consumo, distribuição e comercialização dos alimentos. Além disso, a higiene pessoal e com os alimentos são fundamentais para evitar a doença.

 

 

 

 

 

fonte: ric.com

Comentários
Compartilhar.

Os comentários estão desativados.

×