Alerj abre processo de impeachment contra o governador Wilson Witzel

0

Em votação hoje, a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro abriu o processo de impeachment do prefeito Wilson Witzel. A assembleia conta com 70 deputados, a votação foi unânime, todos os deputados votaram a favor da abertura do processo, incluindo aliados do prefeito.

O presidente da Alerj já tinha recebido 14 pedidos de impeachment contra Witzel. A decisão cabe a ele, André Ceciliano de abrir o processo ou não. Porém, o deputado havia anunciado que submeteria o pedido ao plenário e se caso fosse da vontade da maioria, abriria.

Agora, Ceciliano tem 48 horas para publicar a abertura do processo de impeachment no Diário Oficial da União. Os partidos tem esse mesmo período para organizar os representantes para a comissão especial. 

O governador Wilson Witzel terá 10 sessões para sua defesa. Após isso, a Comissão Especial também terá 48 horas para escolher um relator e um presidente. E em até cinco sessões, a Comissão terá que se manifestar sobre a admissão do processo. Então, o parecer da Comissão Especial será lido no Plenário e incluído na votação do dia. 

A discussão poderá durar mais de um dia e dependendo do relatório final, a votação de impeachment do governador será aberta ou não. Se a maioria dos deputados votarem a favor, os acusados são afastados e o Tribunal de Justiça força um tribunal misto (juízes e deputados) para decidir. 

 

Comentários
Compartilhar.

Os comentários estão desativados.

×