O serviço online e gratuito foi lançada hoje pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, as consultas serão pelo site ou aplicativo. O governador afirmou que a ferramente é essencial e inovadora para ajudar a população enfrentar os medos e dificuldades gerados pela pandemia.
A ideia é fruto de uma parceria do governo estadual com o Conselho Regional de Psicologia do Paraná. Já são mais de 50 profissionais voluntários realizando atendimentos, e mais 90 profissionais que estão sendo capacitados para trabalhar com a plataforma.
As consultas duram em média 50 minutos e tem total garantia do sigilo absoluto, respeitando a ética da profissão. Para conseguir uma consulta, é preciso fazer um cadastro no sistema, que passará por uma triagem feita por inteligência artificial e será analisado não só se a pessoa quer o atendimento psicológico, mas como atendimento médico, e se houver sintomas de covid-19, o paciente será direcionado para uma conversa com estudantes de medicina.
A pessoa também pode optar pelo tratamento psicológico logo ao acessar o aplicativo Telemedicina Paraná e o paciente será encaminhado para conversa com um dos profissionais.
O aplicativo está disponível para os sistemas Android e iOS, acesse por aqui: http://www.coronavirus.pr.gov.br/Campanha/Pagina/APP-COVID-19-PARANA