Um Guaraciense para se orgulhar: Wilson Iguti recebe título de Cidadão Honorário de Guaraci

0

Com certeza você já deve ter comprado ou visto alguma obra artística dele por aí e nem se quer imaginou que um filho de Guaraci fosse o criador. 

Na manhã deste domingo, 17 de novembro, a Câmara de Vereadores de Guaraci concedeu o título de Cidadão Honorário ao artista plástico, Wilson Iguti. 

Iguti nasceu no ano da emancipação política de Guaraci, no dia 19 de dezembro de 1954. Como ele mesmo relata em sua pequena biografia, seus dons artísticos foram iniciados desde criança enquanto copiava histórias em quadrinhos em papel de embrulho e no caderno escolar.

​Wilson criou mais de 3.000 peças, entre brinquedos, estatuetas, bonecos… Entre os mais famosos estão a Boneca da Xuxa, criada no final dos anos 80 e que possui a marca de boneca mais vendida do Brasil até o momento. Além dela, foi ele quem produziu os bonecos da Turma da Mônica, Menino Maluquinho e as miniaturas do Ayrton Senna.  Falando nisso, a pedido do instituto do piloto brasileiro, Wilson moldou uma estatueta banhada em ouro em homenagem a Ayrton Senna em 2014. A peça teve série limitada (500 unidades) e custou R$ 2 mil. Veja na imagem a seguir:

​Durante sua fala na Câmara de Vereadores, o homenageado fez questão de relembrar o seu passado no município de Guaraci e disse, entre outras coisas, que seus primeiros contatos com a arte era comprando pães em uma antiga padaria para aproveitar o papel branco em que o pão era embalado e fazer os seus primeiros desenhos (folhas sulfite e folhas brancas eram algo raro na época). Wilson relatou que o seu sonho quando menino era ingressar na Escola Panamericana de Artes, mas sua família não tinha condições financeiras.  No entanto, esse sonho foi realizado em 1974 quando ele mudou-se para São Paulo e conquistou o seu primeiro emprego. O salário quase integralmente era destinado para o curso, afirmou o Artista.

Ao final ele disse que deseja que sua história inspire outros guaracienses a chegar em seus objetivos. 

ÍNDIO GUARACI ​

Mas não foi só Guaraci que homenageou seu filho tão ilustre. A estrela guaraciense também fez questão de homenagear o município em que nasceu. Iguti criou a estátua “Índio Guaraci”.

Seu presente à cidade foi inaugurado na manhã do último sábado, 16 de novembro, em um pequeno evento que contou com a presença do prefeito municipal, de alguns vereadores, do pároco e demais amigos e guaracienses que se orgulham de sua trajetória.

Guaraci é um nome brasileiro de origem indígena e significa ” O Sol”. Diante disso, o artística plástico idealizou o “Índio Guaraci”. A sua obra está no jardim do prédio da Prefeitura Municipal.

Que a humildade e a grandeza de Wilson Iguti possa inspirar guaracienses e amantes de uma bela história de sucesso. Ele é uma dessas pessoas que nós temos orgulho de dizer que nasceram por aqui. 

Viva Wilson Iguti!

Comentários

Os comentários estão desativados.