O prazo para se inscrever no projeto Cuida Paraná termina na próxima quinta-feira, 3 de abril. A iniciativa, promovida pelo Governo do Estado por meio da Secretaria da Justiça e Cidadania (Seju), oferece qualificação profissional com formação em direitos humanos para migrantes, refugiados, apátridas e pessoas em situação de rua. As inscrições são realizadas pela internet, e as aulas começam no final de abril.
Nesta segunda edição do projeto, estão disponíveis 200 vagas para as cidades de Maringá, Ivatuba, Mandaguari e Astorga. Os participantes receberão uma bolsa-auxílio de R$ 3 mil, além de alimentação e transporte durante o curso. A formação é para o cargo de Auxiliar de Manutenção, abrangendo conhecimentos práticos em carpintaria, elétrica, encanamento, pintura, alvenaria e jardinagem. As aulas serão 100% presenciais e acontecerão em colégios estaduais, no Centro de Socioeducação de Maringá e na Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Para participar, é necessário:
•Ter 18 anos ou mais
•Ensino fundamental completo
•Não ter vínculo empregatício
•Apresentar Registro Nacional Migratório, CPF e conta bancária regularizados
Ao final do curso, os alunos receberão certificados do Senai e da Escola de Educação em Direitos Humanos do Paraná (ESEDH). Os participantes serão encaminhados para oportunidades de emprego por meio da rede Sine (Sistema Nacional de Emprego).
O secretário da Justiça e Cidadania, Santin Roveda, destacou a importância do projeto:
“O Cuida Paraná transforma vidas ao oferecer qualificação profissional e inclusão social para pessoas em situação de vulnerabilidade. A bolsa-auxílio garante um alívio financeiro imediato enquanto os participantes recebem formação qualificada do Senai e da ESEDH. Além disso, a parte prática das aulas deixa um legado de manutenção e reparos em órgãos públicos, tornando o projeto completo e motivo de orgulho para o Governo do Paraná.”
Parcerias e Estrutura do Curso
O Cuida Paraná é realizado em parceria com Senai-PR, Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Secretaria de Trabalho, Qualificação e Renda, Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar) e, nesta edição, conta também com o apoio da Universidade Estadual de Maringá (UEM).
O conteúdo de Cidadania e Direitos Humanos será ministrado pela ESEDH, com início em 28 de abril. O curso terá 256 horas de duração, dividido em quatro etapas, sendo a primeira de 16 horas/aula e as demais de 80 horas/aula cada.
Locais e Inscrições
Confira os locais das aulas e os respectivos sites para inscrição:
•Cense Maringá (manhã)
Endereço: R. Pioneiro Jerônimo Ribeiro, 1170, Maringá – PR
Inscrições aqui
•Universidade Estadual de Maringá (manhã e tarde)
Endereço: Av. Colombo, 5790 – Zona 7, Maringá – PR
•Colégio Estadual Presidente Kennedy (tarde)
Endereço: Av. Mandacaru, 160 – Jardim Mandacaru, Maringá – PR
•Colégio Distrito Floriano (manhã)
Endereço: Rua Paissandu, 651, Centro-Distrito de Floriano, Maringá – PR
•Colégio Estadual São Francisco de Assis – Ivatuba (tarde)
Endereço: R. Mal. Floriano, 959 – Centro, Ivatuba – PR
•Colégio Estadual Vera Cruz (tarde)
Endereço: Rua Gomercindo Bortolanza, 610-728 – Centro, Mandaguari – PR
•Colégio Estadual Rui Barbosa – Astorga (tarde)
Endereço: R. Ulisses Medeiros, S/N – Içara, Astorga – PR
Não perca a oportunidade de se qualificar e transformar seu futuro com o Projeto Cuida Paraná!