O município de Cambé, na Região Metropolitana de Londrina, confirmou nesta última terça-feira (8) três mortes causadas pela dengue. As vítimas são uma criança de 9 anos, uma mulher de 43 e um homem de 68 anos. Os óbitos ocorreram em março, mas a causa foi confirmada apenas agora, após a conclusão de exames epidemiológicos detalhados.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, outras duas mortes seguem em investigação, entre elas a de uma criança de 3 anos e 11 meses.
Em vídeo divulgado pela Prefeitura de Cambé, a secretária municipal de Saúde, Talita Bengozi, informou que a mulher e o idoso apresentavam comorbidades e faleceram nos dias 5 e 16 de março, respectivamente. Já a criança, que morreu em 14 de março, não tinha doenças preexistentes.
A secretária também destacou que dois dos três óbitos foram causados pelo sorotipo DENV-3, que atualmente tem ampla circulação no Brasil. “O óbito da mulher e da criança ocorreram na região da cidade que mais preocupa, por concentrar o maior número de casos notificados e confirmados”, afirmou Bengozi, citando os bairros jardins Silvino, Santo Amaro e Novo Bandeirantes.
De acordo com o Ministério da Saúde, há quatro sorotipos do vírus da dengue (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4), e a infecção por um deles não garante imunidade contra os demais. “Uma pessoa pode ser infectada até quatro vezes, uma por cada sorotipo. Além disso, infecções subsequentes por diferentes sorotipos aumentam o risco de formas mais graves da doença”, explicou a pasta.
O DENV-3, ao lado do DENV-2, é apontado como um dos sorotipos com maior potencial de causar complicações graves.
fonte: catve