Um terremoto de magnitude 7.9 atingiu a região da Turquia na manhã desta segunda-feira (6), deixando pelo menos 600 mortos, 400 desaparecidos e 3 mil pessoas feridas, conforme informações do portal G1.
Segundo o Centro Alemão de Pesquisa em Geociências, o epicentro do tremor foi a 10 km da superfície. A autoridade turca responsável por administrar desastres e emergências mediu o tremor em 7,4 e atestou que a origem se deu perto da cidade de Kahramanmaras.
Edifícios foram danificados e pessoas se reuniram em ruas cobertas por neve, como a televisão estatal TRT mostrou em sua programação. O sismo teve duração de cerca de um minuto e destruiu janelas, segundo uma testemunha ouvida pela Reuters.
Presidente da Turquia Recep Tayyip Erdogan, lamenta por mortes em redes socias:
“Transmito meus melhores votos a todos os nossos cidadãos que foram afetados pelo terremoto que ocorreu em Kahramanmaraş e foi sentido em muitas partes do nosso país. Todas as nossas unidades relevantes estão em alerta sob a coordenação da AFAD”, lamentou.
Áreas mais atingidas:
Síria – 230 mortos
Turquia – 287 mortos
Sanliurfa – 18 mortos
Diyarnakir – 14 mortos
Aditaman – 13 mortos.
fonte: tnonline.uol.com