Sul do Brasil segue em alerta para temporal; saiba como afeta o Paraná

0

Os estados do Sul do Brasil continuam em alerta para temporal e queda das temperaturas. Principalmente no Rio Grande do Sul, que sofre com as enchentes nos últimos dias. Segundo o Instituto de Nacional de Meteorologia, chuvas fortes são previstas para a região a partir de sexta-feira (10).

Nesta quinta-feira (9), a entrada de um ar mais frio pelo Rio Grande do Sul, provocou a queda de temperatura no estado gaúcho e pouca chance de chuva. Cidades como Quaraí, no Oeste do estado, chegou a registrar mínima de 5ºC.

A longo do dia, esse sistema recua para o sul do estado, deixando pouca chance de chuva volumosa, mas contribuindo para uma virada dos ventos. Essas rajadas passarão a soprar do setor leste, o que dificulta o escoamento das águas da Lagoa dos Patos em direção ao oceano.

A partir da sexta-feira (10), o sistema frontal irá se tornar semi-estacionário sobre o estado. Assim, entre a sexta e a segunda-feira (13), as chuvas serão mais intensas no centro-leste e nordeste do estado, incluindo a região metropolitana da capital, Porto Alegre. A chuva neste período poderão superar os 150 milímetros, condição que pode agravar ainda mais a situação do estado.

No Paraná, o alerta vermelho para onda de calor extremo ainda permanece. As temperaturas devem ficar até 5ºC mais elevadas que a média para o período.

Na capital são esperadas temperaturas próximas dos 30ºC até segunda-feira (13). Entre a Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e os Campos Gerais o céu fica nublado em vários momentos do dia. Do oeste ao norte do estado, predomínio de sol e temperaturas mais elevadas.

Um breve refresco é previsto para a próxima terça-feira (14), as temperaturas elevadas só devem perder força a partir do dia 17 de maio.

 

 

 

 

 

fonte: ric.com

 

Comentários
Compartilhar.

Os comentários estão desativados.

×