Sítio arqueológico de mais de três mil anos é encontrado em Goiás

0

 

Um novo sítio arqueológico foi descoberto em Montes Claros de Goiás, no Oeste goiano, a cerca de 270 km de Goiânia. Segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) o sítio tem 3,5 mil anos. Foi batizado como Toca da Anta e cadastrado pelo órgão, por meio da superintendência em Goiás.

Segundo o arqueólogo do Iphan, Danilo Curado, “o acervo arqueológico gerado na pesquisa demonstra o longo período de habitação da área e as boas condições que o local fornecia ao longo de milênios”.

Para a datação do sítio, os pesquisadores solicitaram ao Iphan a autorização para o encaminhamento de amostras de carvão para o Laboratório Beta Analityc, em Miami, nos Estados Unidos. O resultado indicou a data de 3,5 mil anos, com chancela internacional, em termos de datação.

Processo de licenciamento
A descoberta foi feita nas áreas de cultivo de cana-de-açúcar localizadas no Parque Industrial do Setor Elétrico de Bioenergia no município. Uma pesquisa arqueológica realizada em processo de licenciamento ambiental facilitou a identificação do sítio arqueológico no local.

Localizado em abrigo rochoso, o sítio está inserido em zona preservada, em uma área delimitada de 7.640 metros quadrados. Os pesquisadores afirmam que o local apresenta um rico contexto, composto por vestígios móveis e pinturas rupestres que foram devidamente documentadas, sendo alvos de estudo.

Segundo o Iphan, as escavações alcançaram 2,5 metros de profundidade e revelaram a presença de dois grupos humanos em um abrigo rochoso, sendo a primeira ocupação datada de 3.520 anos. O dado foi confirmado pelas análises de Carbono 14 realizadas em laboratório.

Além disso, foi possível a identificação e coleta de 3.229 artefatos de pedra e cerâmica, que foram submetidos às etapas de curadoria e análise em laboratório.

Todo o acervo gerado foi acondicionado e encaminhado para a reserva técnica do Museu Histórico de Jataí – uma das quatro instituições de Goiás habilitadas pelo Iphan para guardar acervo arqueológico.

Fonte: maisgoias

Comentários
Compartilhar.

Os comentários estão desativados.

×