Na tarde de hoje, 23 de outubro, o Promotor da Comarca de Jaguapitã, Eriton Cristiano Dalmaso, reuniu a imprensa local para anunciar a realização de uma audiência pública com munícipes em geral, sobre a ocupação que ocorre no Colégio Estadual, Dr. Nilson Ribas, em Jaguapitã. A audiência se realizará amanhã (25), às 18:30 da Casa da Cultura.
O Promotor aproveitou para esclarecer alguns pontos relativos ao movimento. Ele disse que visitou a ocupação no Colégio Nilson Ribas por conta própria na última sexta (21) e pediu para que os alunos fossem conscientes e liberassem o retorno das aulas a partir dessa segunda (24). Além disso, ele reiterou que foi acompanhado de um policial militar por precaução, pois não sabia como estava sendo conduzida a ocupação dentro do Colégio.
Contudo, além de não atender o pedido e continuar com o movimento, tudo indica que os alunos favoráveis a ocupação irão ganhar outra ‘batalha’ no município, e ocuparão o Colégio Estadual Dr. Waldemiro Pedroso, no final da tarde de hoje.
O Representante do Ministério Público fez questão de enfatizar que não é contrário às reivindicações e a luta estudantil, todavia, ele se coloca avesso ao fato de centenas de alunos ficarem sem aulas, contribuindo para um prejuízo enorme para às crianças e adolescentes. Ele também afirmou que está acompanhando os movimentos favoráveis e contrários à ocupação nas redes sociais e acha esse tipo de atitude uma manifestação saudável.
Por fim, ele relatou que nenhum representante do Colégio Nilson Ribas ou do Governo do Estado impetrou algum pedido judicial para a desocupação da escola.