O Procon de Rolândia publicou, por meio da coordenadoria, dados sobre os atendimentos realizados ao longo de 2022.
Ao todo, foram registradas 2.354 reclamações, via sistemas PROCONSUMIDOR e SINDEC (Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor). Cumpre informar que foram 1.072 atendimentos resolvidos em pré-atendimento, 1.177 processos administrativos resolvidos e/ou encerrados e apenas 105 processos administrativos ainda em andamento.
Claudina faz um balanço positivo da alta taxa de resolutividade. “É oportuno ressaltar que os processos administrativos, após as adequações procedimentais implementadas, prevê que já na primeira notificação realizada pelo órgão, o fornecedor tem o dever legal de, no prazo máximo de 10 dias, responder ou resolver os problemas apresentados pelos consumidores. Por fim, destaca-se que o levantamento aponta que, entre os segmentados mais reclamados por área, estão os assuntos financeiros, seguido de produtos e telecomunicações”, detalha.
Observação – Com a adoção do sistema ProConsumidor, da Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério Justiça e Segurança Pública, a partir de janeiro de 2022, alguns critérios de classificação das demandas trabalhadas foram aprimorados, permitindo uma contabilização mais precisa de todas as atividades realizadas que, de fato, representam ‘atendimentos’ e o que se entende por atividades.

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fonte: tarobanews.com