Primeira etapa do Castra pet em Centenário do Sul é realizada com sucesso, 116 animais foram castrados

0

O município de Centenário do Sul iniciou no último domingo, 03/10, a castração de animais por meio do programa Castra pet do governo estadual.

A estrutura montada na quadra coberta do colégio estadual Padre José Pires, contou com os trabalhos da equipe cedida pelo governo do estado, que envolveram técnicos e veterinários para a realização dos procedimentos.

Em sua primeira etapa em Centenário do Sul, nos dias 03 e 04 de outubro, o programa atendeu 116 animais (cães e gatos).

Os departamentos de Vigilância Sanitária e Meio ambiente realizaram um cadastro, que iniciou em julho, classificando animais de rua e por meio de um levantamento do CRAS, animais de propriedade de pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade, sem condições de custear o procedimento caso fosse particular. Além dos animais castrados, outros aguardam no cadastro de reserva para a segunda etapa de castração que o município já está pleiteando.

“Essa é uma demanda desde a época que fui secretário de Saúde e agora nesta parceria com o estado, por meio da indicação do vereador Adam Lineker, através do deputado Cobra, e também com o empenho do vereador Zé Neguinho, conseguimos dar início na tão importante castração desses animais. É muito importante que as famílias estejam preparadas quando se comprometem com a adoção de animais de estimação, principalmente na questão do abandono, pois isso leva a muitas consequências, inclusive o descontrole populacional de cães e gatos”. Completou o prefeito, Junior Tavian.

“Quero agradecer a todos os envolvidos para a realização do Castra pet em nosso município, desde os que intermediaram, às equipes de trabalho e aos que se voluntariaram. Os animais de rua precisaram de tutores para os cuidados do pós cirurgia e temos várias pessoas engajadas com o bem estar dos animais de rua em nosso município”. Destacou o secretário de Agricultura e Meio ambiente, Cláudio Prado.

O programa é uma iniciativa da SEDEST – Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo.

Em Centenário do Sul contou com a parceria do governo municipal, por meio das secretarias de Saúde, Agricultura e Meio ambiente e Administração.

Assessoria de Comunicação.

Comentários
Compartilhar.

Os comentários estão desativados.

×