Segundo a Copel as fraudes geraram prejuízos maiores que um milhão de reais apenas em Colorado. Duas pessoas foram conduzidas para a Delegacia.
A Polícia Civil de Colorado cumpriu na data de hoje um mandado de busca e apreensão em Astorga, em razão das investigações acerca de prejuízos milionários em desfavor da empresa COPEL.
Nesta etapa da investigação foram apreendidos diversos petrechos chamados de “BARUK” que suspeitos venderiam para residências ou empresas com alto consumo de energia elétrica, prometendo reduzir 33% no valor da conta de energia. Porém, o aparelho era falso, preenchido com massa de rejunte, e nada fazia. Em verdade, a economia de energia viria de uma adulteração no relógio de energia da Copel. Em alguns casos, foram colocados lacres da Copel originais, que teriam sido furtados na região de Rolândia.
O suspeito que fabrica o petrecho confirmou “não acreditar” que ele economize energia.
Segundo a Copel, as fraudes geraram prejuízo milionário apenas nas cidades de Colorado, Santa Inês e Itaguajé. Estima-se que aproximadamente 50 (cinquenta) pessoas tenham comprado o equipamento BARUK, por aproximadamente R$ 10.000,00 (dez mil reais).