Os presos da cadeia pública de Arapongas serão transferidos para a Penitenciária Estadual de Londrina (PEL III). Segundo o prefeito Sérgio Onofre, o prédio da cadeia será demolido e no local será construída uma praça.
A cadeia pública de Arapongas tem mais de 70 anos e nos últimos tempos se tornou sinônimo de superlotação e insegurança. A capacidade é para 36 presos, mas a unidade abriga 220. O local já registrou inúmeras tentativas de fuga e rebeliões.
“A vizinhança ali sofre, sem dizer a desvalorização dos imóveis, com as fugas, tentativas de fugas e rebeliões que tiveram ali durante anos”, disse o prefeito.
A praça será construída pelo município no terreno cedido pelo estado. Em troca, a prefeitura vai doar um outro terreno onde será construída a Delegacia Cidadã. O espaço vai abrigar as delegacias da Polícia Civil e da Mulher, que atualmente estão em imóveis alugados.
“Um lugar maior. Nós vamos doar um terreno perto do Centro social e do UPA. A Delegacia Cidadã é diferente disso aí, não é cadeia, não fica ninguém preso. É só para atender a população. E nós vamos ter um CDP, que é na saída da Colônia Esperança, na rua Rouxinol, que está sendo construído”, explicou o prefeito.