Polícia prende mais de 40 pessoas em rinha de cachorros

0

Matéria de R7 Notícias

A Polícia Civil do Paraná, em conjunto com o DPPC (Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania) de São Paulo, prendeu cerca de 40 pessoas, neste sábado (14), em uma rinha internacional de cães.

O crime ocorria em uma chácara na cidade de Mairiporã, na Grande São Paulo 

Entre os detidos, estão criminosos de diversas nacionalidades e um policial militar. Dois jovens menores de idade foram apreendidos e um homem permanece foragido. A PM informou, em nota, que, se comprovada a participação do policial militar, haverá punição.

Segundo a polícia, as duas crianças que estavam no local tinham 12 e 14 anos. O pai tinha guarda compartilhada dos menores e alegou para mãe que ia para praia. Quando a polícia chegou, o pai entrou na mata e fugiu. Depois, ligou para a mãe das crianças para buscá-las na delegacia. O pai vai ser enquadrado no crime de abandono de incapaz.

A competição também contava com o apoio de um médico e um veterinário, que medicavam os animais feridos para reabilitá-los para uma próxima luta. No local, também foram apreendidos troféus e camisetas com a listagem das competições.

A SSP (Secretaria de Segurança Pública) disse que 37 pessoas foram presas e que os estrangeiros são um americano, dois peruanos e dois mexicanos. “Os animais foram resgatados e mantidos sob escolta policial, aguardando transferência para um local adequado”.

 

De acordo com o delegado responsável pelo caso, a Polícia Civil do Paraná investigava a rinha há mais de quatro meses.

Um criador paranaense estava sendo rastreado. Por mensagens de WhatsApp, os agentes de segurança descobriram o local da rinha, onde a Polícia Civil paulista chegou. 

A principal pista veio de uma denúncia anônima, segundo a qual um treinador de cães estaria preparando um animal para a competição internacional, marcada para o fim de semana, em Mairiporã.

Com a denúncia, a polícia conseguiu localizar a chácara, em um local afastado, que era alugada exclusivamente para a rinha. O crime seria praticado entre os dias 12 e 19 de dezembro.

Os competidores traziam seus próprios cães, todos da raça Pitbull, que eram colocados para brigar em uma arena improvisada. Muitas vezes, o animal brigava até a morte.

Ao chegar ao local, os agentes encontraram cachorros mortos, brigando e até mesmo assados. Os criminosos comiam e também davam partes dos corpos para os cães que estavam na disputa.

Foram encontrados 1 animal morto e 19 cães bastante feridos, inclusive filhotes. Todos serão encaminhados à uma ONG, onde receberão todos os cuidados necessários.

Os criminosos vão responder por maus-tratos, formação de quadrilha e estimular jogo de azar. Cabe ao juiz a decisão se os criminosos permanecem presos ou se poderão pagar fiança e serem liberados.

Em nota, a Polícia Militar informou que “a ocorrência está em andamento no Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania e, se comprovada a participação de algum membro de suas fileiras, adotará as medidas legais cabíveis”.

Leia a nota da SSP

“A Polícia Civil de São Paulo, em parceria com a Delegacia de Proteção do Meio Ambiente da Polícia Civil do Paraná, prendeu na noite de sábado (14) 37 pessoas e desarticulou um evento de lutas clandestinas de cães em Mairiporã, região metropolitana de São Paulo. Os detidos foram autuados pelos crimes de maus tratos a animais, resistência e contravenção penal de aposta em jogo de azar e permaneceram à disposição da Justiça. A Polícia Militar esclarece que se comprovada a participação de algum membro da Instituição, adotará as medidas legais cabíveis.”

Comentários
Compartilhar.

Os comentários estão desativados.

×