Polícia Civil realiza Operação Sete Capitães em Rolândia e em cidades do RJ

0

Matéria de Cobra News

A Polícia Civil deflagrou na manhã desta terça-feira (5) a Operação Sete Capitães. Realizada pela Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol) do Rio de Janeiro, por meio da Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD), o objetivo da operação é cumprir sete mandados de prisão e 11 de busca e apreensão expedidos contra uma organização criminosa acusada de praticar furto de petróleo e derivados, que age no Norte Fluminense.

A ação é realizada nos municípios de Macaé, Quissamã, Carapebus, Rio das Ostras e Casimiro de Abreu, no Rio de Janeiro e no estado do Paraná e conta com apoio do Ministério Público Estadual (por meio do Gaeco), Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), Agência Nacional de Petróleo (ANP), Petrobrás e Transpetro.

As investigações, que tiveram início há cerca de 10 meses, apontaram que os criminosos localizavam os dutos de petróleo bruto e faziam uma derivação clandestina por onde desviavam o produto da subtração.

De acordo com o delegado Julio da Silva Filho, titular da DDSD, a apuração levantou ainda que a organização fazia em média de duas a três retiradas por semana, totalizando cerca de 150 mil litros de petróleo e derivados desviados. As investigações apontam que o petróleo furtado seria enviado em caminhões bitrens, com capacidade para subtrair aproximadamente 50 mil litros, para cidades no Estado do Paraná.

Os presos vão responder pelos crimes de organização criminosa, contra ordem econômica, furto duplamente qualificado e contra o meio ambiente. A prática do furto ilegal de combustível além de ser criminosa representa um risco para o meio ambiente e para as pessoas que residem próximo aos locais.

Em Rolândia, policiais civis estão no barracão de uma empresa na Rua Ivaí, no parque industrial localizado na saída para o distrito de São Martinho. A suspeita é que a empresa realizava o refinamento ilícito do petróleo. A princípio, seria cumprido um mandado de busca e apreensão.

Até o momento ninguém foi preso. 

 

Comentários
Compartilhar.

Os comentários estão desativados.

×