‘Pare, pense e use caminha’ é o novo slogan da campanha de carnaval; a ideia é incentivar o uso do preservativo, principalmente entre os homens de 15 a 19 anos

0

Dados do último boletim epidemiológico do HIV/Aids mostram que 73% dos novos casos de HIV em 2017 ocorreram no sexo masculino

“Pare, pense e use camisinha”. Esse é o slogan da campanha de carnaval lançada pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.  A ideia é incentivar o uso do preservativo, principalmente entre os homens na faixa etária de 15 a 39 anos. Entre as novidades para este ano, está a chegada da nova embalagem da camisinha  distribuída no Sistema Único de Saúde (SUS). O novo conceito é mais moderno e conversa diretamente com o público jovem, que é o mais atingido por novas infecções nos últimos anos. A escolha do design foi feita a partir de concurso cultural entre 210 estudantes universitários, em 2017, em parceria com a Unesco Brasil.

Neste ano, o embaixador da Campanha para o Carnaval é o cantor Gabriel Diniz, intérprete da música Jenifer, que promete ser o hit dos blocos no Brasil. As peças estão sendo veiculadas na TV, internet, rádio, jornal, aeroportos, outdoor e jornal, entre os dias 22 de fevereiro e 05 de março, para a população em geral.

Dados do último boletim epidemiológico do HIV/Aids mostram que 73% dos novos casos de HIV em 2017 ocorreram no sexo masculino. Um em cada cinco novos casos de HIV estão entre homens de 15 a 24 anos. Entre homens na faixa etária de 20 a 24 anos a taxa de detecção de aids cresceu 133% entre 2007 a 2017, passando de 15,6 para 36,2.

Os jovens têm sido o alvo de campanhas de prevenção nos últimos anos. O Ministério da Saúde desenvolve, em conjunto com as secretarias estaduais e municipais de saúde, ações e campanhas regionais e municipais por ocasião de eventos específicos destinados à juventude, como shows e festas regionais. Pesquisas apontam que o uso do preservativo não é consistente entre os mais jovens, embora o nível de informação seja elevado em relação à forma de prevenção ao HIV.

Foto: Maringá. Com

Comentários
Compartilhar.

Os comentários estão desativados.

×