O paranaense Gui Khury, de apenas 16 anos, escreveu mais um capítulo histórico no skate mundial ao conquistar a medalha de bronze na Copa do Mundo de Skate Park, realizada neste fim de semana em Roma, na Itália. Ex-integrante do programa Geração Olímpica e Paralímpica do Governo do Paraná, o curitibano se tornou o primeiro skatista do mundo a executar a manobra de 900° em uma competição oficial da modalidade park — na qual as manobras são feitas em pistas com curvas e transições arredondadas.
O feito aconteceu nas semifinais do sábado (7), e foi repetido por Gui duas vezes na final de domingo (8). O 900°, manobra lendária composta por dois giros e meio no ar (900 graus de rotação), havia sido realizada antes apenas no skate vertical e fora de competições oficiais.
Com uma performance de alto nível, Khury somou 92,01 pontos e garantiu seu lugar no pódio ao lado do espanhol Egoitz Bijueska (ouro com 94,50 pontos) e do japonês Yuro Nagahara (prata com 92,30). Esta foi a primeira vez que o jovem brasileiro alcançou o top 3 em um evento com pontuação válida para o ranking olímpico rumo aos Jogos de Los Angeles 2028.
“Estou muito feliz com o meu resultado. Foi realmente muito difícil, mas no final deu tudo certo. Terceirão com a bandeira do Brasil! Estou com muito orgulho, muito orgulho de ser brasileiro. Queria agradecer meus pais, a CBSk, o Time Brasil, por tudo isso que aconteceu”, celebrou Gui Khury.
A final em Roma contou ainda com outro talento do Paraná: o também curitibano Luigi Cini, que terminou na oitava colocação geral.
A segunda e última etapa da Copa do Mundo de Skate Park acontece a partir de 19 de setembro, em Washington, nos Estados Unidos.
Fenômeno sobre rodas
Reconhecido como um dos maiores nomes do skate vertical — modalidade em que os atletas competem em rampas e transições altas — Gui Khury é recordista mundial e tem feitos registrados no Livro dos Recordes. Em março deste ano, venceu a etapa de Porto Alegre do STU Pro Tour na categoria vertical, igualando o recorde do lendário Bob Burnquist. Agora, o prodígio volta suas atenções para o skate park, de olho na tão sonhada vaga olímpica.
fonte: catve