Paraná enfrenta alta temperatura, com previsão de máxima acima dos 35ºC

0

O Paraná deve ser atingido por uma nova onda de calor e registrar temperaturas acima da média a partir desta terça-feira (23). Pela quarta vez no ano, o país sente os efeitos do calorão e, novamente, cidades paranaenses estão na área que pode registrar até 5ºC acima da média.

De acordo com o Climatempo, as temperaturas no Paraná podem passar dos 35ºC, em pleno outono. Apesar da estação ter características de um clima mais ameno, já com a proximidade da chegada do inverno, nos próximos dias as regiões norte e noroeste do estado devem ter calorão.

Sob efeito da onda de calor no Paraná, já nesta terça (23), a cidade de Paranavaí, no noroeste, deve bater os 35°C. A alta temperatura deve se manter ao longo da semana, com possibilidade de ultrapassar os 35°C na quinta-feira (25) e no sábado (27).

As cidades de Guaíra e Umuarama também devem ter temperaturas acima da média. A previsão aponta que durante o final de semana, as máximas cheguem aos 34ºC nos municípios. Em Maringá, a maior temperatura deve ser registrada no sábado (27), com 32ºC.

Onda de calor no Paraná

A nova onda de calor que atinge o Paraná deve manter as temperaturas mais altas até o dia 2 de maio. Pelo menos seis estados devem registrar 5ºC acima da média nos termômetros, devido aos efeitos do fenômeno. A origem da onda de calor está associada a uma área de alta pressão na média atmosfera, que atuará como um bloqueio atmosférico. Este sistema favorece a manutenção do ar seco e quente, que provoca altas temperaturas.

No Paraná, devem ser afetadas pela onda de calor cidades das regiões noroeste, norte e Norte Pioneiro, próximo a divisa com São Paulo. Já o restante do estado também sofre os efeitos do calorão, porém, com uma média de 3ºC acima.

Todo este calor deverá persistir em boa parte do Centro-Sul do Brasil pelo menos até o dia 2 de maio. No entanto, os modelos meteorológicos indicam uma possível manutenção desse padrão além deste período, podendo perdurar ao longo da primeira semana de maio, o que será monitorado nos próximos dias para avaliar seu impacto e duração.

Comentários
Compartilhar.

Os comentários estão desativados.

×