A Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) informou que o Paraná recebeu mais 19.600 doses de vacinas contra a covid-19. Os imunizantes CoronaVac, desenvolvido pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac, estão sendo distribuídos a todas as regionais de Saúde nesta sexta-feira (29).
A distribuição para a 1ª RS e a 2ª RS acontece diretamente no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), em Curitiba. As demais doses que vão para o Interior serão transportadas com as aeronaves do governo do Estado. A distribuição atende a proporção de profissionais nesses locais e o comparativo em relação às doses já recebidas.
O novo repasse é feito após o governador Ratinho Junior (PSD) enviar uma nota técnica e alertar o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, de que o estado deveria ter recebido mais doses da CoronaVac. O Ministério atendeu a solicitação e atualizou o número de profissionais de saúde no Paraná, que estava em 272.817, para 303.026.
De acordo com a Sesa, 32,4% do total de profissionais da saúde já tinha recebido a primeira dose da vacina até ontem.
“Nós continuamos para cobrir os profissionais, ainda não temos todos da linha de frente cobertos. Estamos entregando para a estratégia dos hospitais maiores. Queremos que todas as pessoas que trabalhem nos hospitais estejam imunizados para continuar trabalhando. Não pode ter um servidor sem ter deixado de tomar a vacina”, aponta o secretário da Saúde, Beto Preto.
Conforme o balanço, o Paraná acumula 536.351 casos e 9.804 mortes por coronavírus.
Fonte: Paraná portal