PARANÁ DECRETA EMERGÊNCIA DEVIDO À ESTIAGEM

0

O governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), decretou emergência em todo o território do estado devido à estiagem prolongada desde a metade de 2019 e agravada no último trimestre de 2021.

O decreto de duas páginas datado do dia 30 de dezembro de 2021,  diz que “em decorrência do desastre, estão caracterizados danos humanos, ambientais e consequentes prejuízos econômicos públicos e privados de grande vulto, impactando diretamente a população, especialmente nas áreas rurais, com desabastecimento de água inclusive para dessedentação de animais”.

O decreto autoriza os órgãos estaduais a atuarem sob a coordenação da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, nas ações de resposta ao desastre, reabilitação do cenário e reconstrução. Ficam dispensados de licitação os contratos de compra de bens necessários às atividades de resposta ao desastre, de prestação de serviços e de obras para a reabilitação dos cenários dos desastres, desde que possam ser concluídas no prazo de 180 dias, que é o período de vigência do decreto.

O Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), divulgou o último relatório mensal do ano e apontou quebra de 12% na safra de soja, 13% na de milho de verão e 10% na de feijão, devido à estiagem.

Fonte: tnonline.uol.com.br

Comentários
Compartilhar.

Os comentários estão desativados.

×