Pelo menos dez pessoas morreram em um grave acidente envolvendo um ônibus que transportava professores e alunos do Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na manhã desta sexta-feira (4). O veículo, que seguia para uma visita técnica a um cactário em Imigrante, no Vale do Taquari (RS), perdeu os freios e despencou por um barranco na RS-453 por volta das 11h.
De acordo com a UFSM, o ônibus levava 35 pessoas, entre estudantes (com idades de 18 a 60 anos), dois professores e o motorista. Já a Brigada Militar contabilizou 32 ocupantes no veículo. O prefeito de Imigrante, Germano Stevens (MDB), relatou à Rádio Gaúcha que há vários feridos em estado grave, com fraturas e outros ferimentos, além das vítimas que não resistiram. “O ônibus caiu de grande altura, passando por cima das árvores”, descreveu.
Os sobreviventes foram encaminhados a hospitais de Teutônia, Lajeado e Estrela. A UFSM informou que enviou uma equipe ao local para prestar apoio durante os trabalhos de resgate.
A polícia ainda investiga as causas exatas do acidente, mas a falha mecânica nos freios é apontada como a principal hipótese. A comunidade universitária e a região estão em luto pela tragédia.