Uma forte onda de calor é esperada no Sul do Brasil nos próximos dias, com máximas que podem ultrapassar os 40º C, conforme a MetSul. Uma massa de ar quente e seca deve vir da Argentina e se espalhar até o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
De acordo com a MetSul, esta deve ser a primeira forte onda de calor na região, um grande contraste com o que se registrava há um mês. Durante a primeira semana de novembro, a região Sul registrou temperaturas abaixo da média, geada e até uma ocorrência inédita de neve no “verão”.
A fonte onda de calor também atingirá outros países da América do Sul, como a Argentina, Uruguai, Paraguai. Confira o mapa meteorológico abaixo:
Calor no pr e SC
O Oeste de Santa Catarina e do Paraná serão as áreas mais atingidas pelo calor intenso. A elevação maior da temperatura é esperada de quinta-feira (8) em diante, quando as máximas passam de 35ºC em diversos municípios à medida que o ar mais quente avançará da Argentina e do Paraguai.
São esperadas máximas de 35ºC a 37ºC no Oeste catarinense e Sudoeste paranaenses, mas pontos isolados podem ter até marcas superiores. Esquenta muito no final da semana também em outras cidades dos dois estados e se espera muito calor, por exemplo, no Sul catarinense.
Fonte: Informações da RicMais.